Concentração Conservadora Versus Aliança Liberal, uma campanha marcada pela violência em 1930

Viu? Anuncie no Portal Notícias do Século e também seja visto.

Concentração Conservadora Versus Aliança Liberal, uma campanha marcada pela violência em 1930
Charge 1 - Washington Luiz, multiplicado por 4, dá eleições de aritmética eleitoral baseada na fraude - O Malho, 27/04/29. Charge 2 -
Concentração Conservadora Versus Aliança Liberal, uma campanha marcada pela violência em 1930

Dede o governo Campos Salles (1898 - 1902), São Paulo e Minas alternavam-se quase sempre no poder.

Era a conhecida política do "café com leite". Pela regra desta política, o sucessor de Washington Luís (1926 - 1930) - representante dos interesses paulistas - deveria ser um mineiro. Mas o presidente muda as regras do jogo ao lançar, em 1929, a candidatura do paulista Júlio Prestes, apoiado pelo Partido Republicano de São Paulo e pela maioria dos PRs de outros estados.

A máquina eleitoral, liderada pelos cafeicultores em crise, preparava-se para manter os paulistas no poder. Ter o comando do governo federal era uma garantia de sobrevivência.

A chapa oficial, com o nome de Concentração Conservadora, será composta por Júlio Prestes e Vital Soares e apresenta uma plataforma de governo baseada na continuidade da administração de Washington Luiz. Com a séria crise que atravessa o país e o intenso descontentamento da população, existiam todas as condições para outro partido político disputar o poder com o PR paulista.

Importantes setores dos PRs de Minas, Rio Grande do Sul e Paraíba opunham-se à situação. Surge, assim a Aliança Liberal, lançada pelos oligarcas descontentes desses Estados, com Getúlio Vargas (gaúcho) e João Pessoa (paraibano), candidatos respectivamente a presidente e vice-presidente.

Nos anos 20, setores da oposição de Estdos como Rio Grande do Sul e São Paulo já haviam estabelecido vínculos com a ala jovem da oficialidade militar - os tenentes. Protagonistas de levantes armados em prol da "moralização do regime", esses tenentes sao chamados a apoiar a Aliança Liberal. 

Em São Paulo, por exemplo, o civil Paulo Nogueira, partidário da revolução, faz visitas ao tenente Luís Carlos Prestes. Devido à importância da Escola Militar do Rio Grande do sul, onde cadetes de todo o Brasil faziam carreira, a ligação com os militares ganhou adeptos até no Nordeste.

A violência marcou o clima das eleições: em Montes Claros, Minas, morrem 4 pessoas e 14 são feridas em um comício da Concentração Conservadora. Em Vitória, com a chegada da Caravana Liberal, morrem 7 pessoas.