O imperador Julio César foi o criador do primeiro jornal

Viu? Anuncie no Portal Notícias do Século e também seja visto.

O imperador Julio César foi o criador do primeiro jornal
O imperador Julio César foi o criador do primeiro jornal

(1919) PARA EDUCAR O TRANSEUNTE
Bond-aviso criado pela municipalidade de S. Louis (EUA).
Percorre a rua com um vistoso cartaz prevenindo o público contra o perigo dos próprios bondes

 

A criação do primeiro jornal é devida ao imperador romano Julio César, pois ao sustentar a guerra contra Pompeu, decretou que todas as resoluções do Senado e do povo fossem diariamente promulgadas.

Evidentemente essa publicação não era o que hoje em dia compreendemos como um jornal: era uma simples análise dos discursos e projetos de lei, mas foi o bastante para habituar o público a um instrumento fácil e rápido da difusão de notícias.

Aberta assim, a senda, os Romanos não tardaram a amplia-la e Cicero em uma de suas obras, refere-se a um tal Cresto, cujo jornal ou folha volante obteve circulação muito considerável, consignando em suas colunas os fatos de todas as classes, novidades teatrais, anúncios, notícias sociais e a história dos cães por sua fidelidade.

Ness época Sêneca tornou-se notável e foi muito louvado por não consentir em remeter a esse jornal uma notícia dos benefícios que dispensava. Como não havia máquinas de imprimir, Cresto ocupou um número avultado de copiadores para a transcrição dessas folhas e os cidadãos mais ricos mandavam que os escravos lessem e ouviam durante as refeições.O Império modificou essa espécie de publicação, dando também conta das solenidades e festas da corte e insertando nela cânticos em louvor dos imperadores vitoriosos. 

Quando houve a irrupção dos bárbaros na Italia essa espécie de Diário Oficial romano deixou de ser publicado e não voltou a reaparecer durante toda a Idade Média qualquer coisa que o substituisse. 

Nos tempos da "Liga" de Paris, publicava-se ali grande número de sátiras e libelos. Mas o verdadeiro jornal só apareceu em Veneza; depois instalou-se na Inglaterra e finalmente na França, em princípios de abril de 1631.